Seropédica se mobiliza para criação de Parque Tecnológico com apoio de universidades, prefeitura e sociedade civil
14 de maio de 2025

Em uma iniciativa inédita com potencial de transformar o cenário de inovação e desenvolvimento sustentável em Seropédica, representantes de instituições públicas, universidades, poder público e sociedade civil se reuniram na manhã desta terça-feira (13), das 9h às 12h, no prédio da Biblioteca da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), para dar os primeiros os rumo à construção de um Parque Tecnológico no município.

O encontro faz parte de uma articulação estratégica de alcance nacional, liderada pelo grupo Via Estação Conhecimento, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Agência de Inovação da UFRRJ, a Prefeitura de Seropédica, o Sebrae e representantes da “FAPUR” a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A proposta é transformar o potencial acadêmico, científico e social de Seropédica em ações concretas voltadas à inovação e ao fortalecimento do ecossistema empreendedor local.

Adapt Link Internet - Black Friday

A UFRRJ, com sua reconhecida trajetória em ensino, pesquisa e extensão, assume papel central como impulsionadora do projeto. Já a UFSC, por meio do Via Estação Conhecimento, traz a experiência de metodologias consolidadas na implantação de ambientes de inovação em diversas regiões do país, contribuindo com ferramentas de articulação e estratégias de sustentabilidade para o futuro parque.

O evento contou com a presença do secretário de Governo de Seropédica, Fábio Mofati, e do secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Altemio Batista. Também participaram representantes da sociedade civil, como Tamires Pereira, Williams Batista e Edmilson, do Sebrae.

A universidade foi representada por diversos nomes ligados à inovação e ao empreendedorismo, como a professora Patrícia Golo (Agência de Inovação da UFRRJ), o professor Rômulo (Incubadora de Empresas da UFRRJ) e lideranças de laboratórios de pesquisa, além de representantes da Embrapa Agrobiologia e da Fazendinha Agroecológica.

Para Alessandra Cassol, da Agência de Inovação da UFRRJ, o objetivo do encontro é fortalecer os laços entre os diversos atores do município para construir um ambiente colaborativo de inovação. “Teremos, em breve, o nosso Parque Tecnológico, que vai abrigar esse ecossistema. Mas, para que o parque tenha vida, ação e empresas interessadas, é fundamental que todas essas pessoas se conectem, conversem e ajam em conjunto. Essa é a lógica central de um ecossistema de inovação”, afirmou.

Próximos os: plano de ação será apresentado no dia 27

Ao final da reunião, os participantes realizaram um mapeamento dos principais desafios enfrentados para a consolidação de um ecossistema sólido de inovação e empreendedorismo em Seropédica, além de propor sugestões e ideias iniciais para superar essas dificuldades. Com base nesse diagnóstico coletivo, será elaborado um plano de intervenção que irá nortear as próximas ações do projeto.

A próxima reunião já está marcada para o dia 27 de maio, às 9h, no mesmo local da primeira — o prédio da Biblioteca da UFRRJ. Nesse segundo encontro, será apresentado o plano de ação com as propostas organizadas, e os participantes definirão, de forma conjunta, quais ações serão prioritárias e quais instituições e atores ficarão responsáveis por cada etapa do processo, como a universidade, a prefeitura, o setor empresarial e outras organizações envolvidas.

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: