A unidade faz desde acolhimentos simples a tratamentos complexos, sendo relevante na área de Oftalmologia animal no Brasil 6j5l26
O Hospital Veterinário (HV) da Universidade Rural é conhecido por sua excelência no atendimento dos animais. Não só os pequenos e domésticos – agora chamados de pets – mas também os grandes e até os selvagens. E isto se deve exatamente pela excelência na formação dos profissionais que lá trabalham. Por isso, não é só um hospital, mas um espaço de ensino, pesquisa e extensão da UFRRJ, que funciona no câmpus de Seropédica. 6ip2i
No prédio principal do HV estão os setores de pequenos animais e de animais selvagens. Já o setor de grandes animais funciona no galpão abaixo. O diretor do Hospital Veterinário, Cristiano Veiga, informou que o hospital tem duas áreas de atuação: uma com consultas presenciais dos pacientes e outra a partir de exames.
– Atendemos aqui esses três tipos de animais. Fora daqui, temos os laboratórios conveniados que prestam serviço para o hospital. O laboratório de análises clínicas, que faz os exames de sangue e de urina, fica no prédio do Instituto de Veterinária – explicou.
O HV conta com uma equipe de, em média, 100 pessoas trabalhando, além dos docentes que estão sempre presentes. Cristiano Veiga, que vive o cotidiano do hospital desde 1997, falou com orgulho da equipe atual.
– É muito bacana estar à frente de um time assim, que sempre está empenhado no atendimento dos animais, na recepção das pessoas. Isto é muito importante – comentou o experiente médico veterinário.
A equipe do hospital também foi elogiada pelos tutores dos animais. Daniele de Moraes Fernandes voltou mês ado, pela segunda vez, com sua cachorrinha Susi, que vai operar tumores nas mamas. A sua primeira experiência foi em 2022, mas, na época, Susi não pôde ar pela cirurgia.
– Eles são muito atenciosos, mesmo sendo estudantes ainda, são muito prestativos, eles tratam muito bem os animais – disse ela.
Outra tutora recorrente que partilha dessa opinião é Maria Isabel Vidal.
– O atendimento do hospital é muito bom. Eu não conhecia, e uma amiga que já trazia o cachorrinho aqui me indicou – comentou Maria Isabel. – Ela leva a Mel, sua cachorrinha, para acompanhamentos dermatológicos mensais há dois anos.
O HV tem diversas especialidades como cardiologia, neurologia, dermatologia, oncologia e a oftalmologia, que tem uma particularidade. Existem apenas dois programas de residência em Oftalmologia Veterinária no Brasil, e um deles é na Rural. Isso potencializa o atendimento à comunidade de Seropédica, às regiões adjacentes e a outras partes do Estado do Rio.
Atualmente, algumas cirurgias ainda não são realizadas por falta de equipamentos específicos. A cirurgia de catarata, por exemplo. No entanto, já há movimentações para adquirir esses equipamentos, por meio de patrocínio com empresas. Trata-se apenas de uma questão de tempo.
Também estão previstas outras melhorias, como a ampliação da área de internação de cães e gatos. Incluindo uma parte para cuidados críticos. E a reforma da recepção, que visa melhorar a qualidade do atendimento, principalmente para os tutores.
Com uma equipe dedicada e uma estrutura em crescimento, o Hospital Veterinário da UFRRJ se consolida como referência na região.
O Hospital Veterinário da Universidade está localizado na Rodovia BR 455, km 7, no câmpus de Seropédica. Os atendimentos clínicos e cirúrgicos acontecem de segunda a sexta, das 8h às 17h. O agendamento é feito pelo número (21) 96667-3701, somente por mensagens via “WhatsApp”. Os procedimentos e cirurgias não são gratuitos, mas são realizados por preços bem mais íveis do que os que são praticados no mercado.
Texto e fotos: Carolina Vitorino (Estudante de Jornalismo da UFRRJ sob supervisão da professora Cristiane Venancio)

Os pacientes são atendidos em consultórios modernos, com vários tipos de equipamento

O Hospital Veterinário da UFRRJ é referência nacional em atendimento a animais de pequeno e de grande porte
Professora adjunta do curso de Comunicação Social / Jornalismo da UFRRJ há 13 anos. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Portugal) e mestre em Estratégia e Gestão pela UFRRJ. Foi repórter e editora da agência O Globo e do jornal Extra.
Deixe a sua opinião sobre o post 681y47